domingo, 7 de dezembro de 2008

“A vida? Essa sim é uma caixinha de surpresas"


Com ar de velho sábio, Morgan Freeman, e com cara de “el taradon sênior”, Jack Nicholson formam uma parceria muito carismática em “Antes de partir”.
“Antes de partir” poderia ser triste, nos deixar com aquela sensação de que tudo é passageiro, mas a mensagem que ele nos passa é bem maior, como o valor das coisas, das pessoas e suas representações em nossas vidas, e como lidamos com situações em que destinos que não tinham nada para se encontrar, se cruzam.
O milionário e dono de um hospital (Jack Nicholson) defende o lema de que dois pacientes teriam que dividir o mesmo quarto pois como ele mesmo diz, eles estão em um hospital e não em um SPA. E um mecânico(Morgan Freeman) que além de ser muito inteligente sem nunca ter cursado um curso superior, tem tiradas muito inteligentes e engraçadas. Nesses desencontros, por ironia do destino descobrem que tem poucos meses de vida, e quando a doença se agrava, passam a dividir o mesmo quarto (ironia mesmo, não?)
Num clima fulminante, mas com bastante tiradas de bom humor, eles planejam coisas para fazer antes de partirem dessa pra uma melhor, afinal se uma coisa não tem mais remédio é porque remediada já foi.
“Beijar a moça mais bonita”, saltar de um avião”, “presenciar um fato grandioso”, são só alguns dos desejos que constam na lista, e até conseguir realizá-los, eles vão selar não só uma grande amizade, mais os últimos e mais prazerosos dia de suas vidas.
Lendo algumas críticas, e como não tenho conhecimento aprofundado de técnicas cinematográficas, percebi que Freeman e Nicholson viajaram o mundo inteiro como as Muralhas da China, o Taj Mahal e o Himalaia sem sair do estúdio, fazendo cenas com planos de fundo, o que deixou um filme um pouco sem graça.
Uma curiosidade interessante foi que tanto Freeman, quanto Nicholson rasparam a cabeleira para atuar nas cenas em que fazem a quimioterapia.
É um bom filme, não lá essas coisas todas, mas bom. Mas esse bom, deve-se apenas ao elenco, a uma parceria que fez o filme acontecer.

Na lista de filmes que assisti nesses últimos dias constam “Maria Antonieta” (pretendo comentar esse filme ainda), “A volta do todo poderoso”, “Madagascar 2” ( na pré-estréia dividindo a sala com 12654879764 crianças) e “A casa das coelhinhas” (ultimamente ando assistindo muitos pastelões mesmo).

Por hoje é só. Boa semana e aproveitem.

PS: Férias chegando = filmes toda tarde \o/.

2 comentários:

Fahad M. Aljarboua disse...

eu vi esse filme no cinema, e acredite em mim, eu chorei no fim do filme.. acho que não precisa dizer mais nada né?!

Jofran disse...

Um filme muito bom mesmo!
O especial desse filmes comparando com outros é que, o diretor dos filmes deste tipo penam para que a moral da estória seja proveitosa e emocionante para niossa vidas, mas em "Antes de partir" a moral está bem clara e real. Este é o diferencial, você consegue entrar no filme e se pôr no lugar de um deles (Freeman ou Nicholson) facilmente, daí em diante a emoção cabe a nós controlar. Confesso que por dentro, chorei muito...
cynthia, =***