domingo, 5 de outubro de 2008

Pulp Fiction - Tempo de violência.



É fato, Quentin Tarantino é um gênio. Não assisti seus filmes de forma linear, comecei por Kill Bill, e desde então ele caiu na minha graça. E não me arrependo de ter assistido Pulp Fiction a esta altura do campeonato, não teria graça assistir e refletir sobre assuntos tão polêmicos com seis anos de idade já que o filme estreou em 1994. De uns tempos pra cá os meus sentidos cinematográficos estão ficando mais aguçados e filmes que antes eram um lixo sem sentido, hoje são obras primas consagradas.
Pulp fiction é sujo. Seus personagens possuem índoles duvidosas, e o submundo é o palco de todas as cenas. Assuntos delicados como drogas e violência são tratados de forma intrigante e peculiar. Parece que tudo está jogado, bagunçado mas no decorrer da trama você percebe que tudo está interligado, ganhando sentido final.

O filme não obedece uma ordem cronológica, ele acontece por partes. O que dá essa sensação de que nao estamos entendendo alguma coisa.
São três histórias entrelaçadas entre si, em uma conhecemos Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson), dois mafiosos que devem fazer uma cobrança para seu chefe (é, tudo bem, dois "pau-mandado" mesmo), só que com Vicent, ele terá de levar a mulher do seu patrão para se distrair enquanto ele está fora.
Outro momento do filme e a relação entre Vicent e Mia (Uma Thurman, a menina dos olhos de Tarantino) , marcada por saídas inusitadas, porres e overdoses cabulosas.
E por fim, Butch Coolidge (Bruce Willis), um boxeador que vai entrar numa luta com o vencedor previamente definido, entretanto, vence e leva toda a grana consigo passando a ser perseguido após sua fuga. Um fato curioso, e a forma como Butch trata um presente supostamente deixado por seu pai.
É um filme grandioso, seja pelo diretor, ou pelo elenco. Como também a trilha sonora que é o ponto alto da maioria das cenas.
Outro fato interessante é uma pontinha que Tarantino faz atuando como Jimmie, dono de uma casa que cede para que Vicent e Jules limpem seu carro devido a um "servicinho sujo" que fizeram.

Pulp fiction é um filme que pede um mínimo de atenção para seus detalhes, para que sua curiosidade seja satisfeita.

Quem não assistiu ainda, ASSISTA. Afinal de contas, nunca é tarde para aproveitar o bom da vida, como eu fiz, 14 anos depois. =)

Vou me indo, dia de eleição é sempre muita expectativa, ansiedade e vontade de sair na carreata caso seu candidato ganhe. HAHAHAHA.

Até mais.

4 comentários:

Fahad M. Aljarboua disse...

Vicent Vega é realmente a sujeira em pessoas seja por suas atitudes, seja pelo fato dele passar o filme inteiro cm a msm roupa..

E sobre política eu sai onti numa carreata... xD

rodrigoswars disse...

postar um comentario sobre pulp fiction com os seguintes dizeres:
"sem comentarios para pulp fiction... filmaço"
hehehehehe
em todos os sentidos!
muito foda a cena final do filme... q na verdade é o começo
ta de parabens esse blog viu cYnthia
tow adorando ler suas criticas!!

Jofran disse...

é um filme muito bom sim!
Se houver defeitos, e nao cabe a mim julgar, seria o simples fato de todas as cenas parecerem ser "jogadas" aleatoriamente, como se o diretor (tarantino) tivesse numerado as cenas e colocado em algumas cartas viradas, e puxado uma certa ordem e pronto! parecendo o "dadaísmo".

E aí q talvez esteja a graça de tudo... porntanto me contradigo propositalmente e digo q tá ótimo assim msm! hehehe
abraço cynthia, seu blog é "mara"
=***

Anônimo disse...

Pulp Fiction foi, sem dúvida, o Everest do diretor. Apesar de continuar fazendo coisas relevantes acho que Tarantino perdeu um pouco a mão com sua mania de fazer produções com "cara" de filmes B.No fim das contas está fazendo filmes B mesmo.Mas Pulp Fiction fica como marca do seu talento,um novo clássico.

Beijão Cynthia!